quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Saídas de Campo - Projeto Rios


O texto e fotos que se seguem referem-se a duas saídas de campo realizadas pelas turmas A e C do 5º ano no dia 26 de Novembro, sob a supervisão da docente Helena Barrela e da monitora do Projeto Rios- Dr.ª Sara Duarte, da empresa Águas do Oeste.

O relatório que se segue é da autoria da professora Helena Barrela e dos alunos das turmas referidas.


PROJETO RIOS
Ribeira de São Gregório
26.11.2013

A Escola Básica Marinhas do Sal, de Rio Maior, está inscrita no Projeto Rios e nessa sequência foi adotado um  troço da Ribeira de São Gregório (500m) para ser melhorado.


Dr.ª Sara Duarte explica o Projeto Rios aos alunos.

O Projeto Rios tem duas saídas de campo: em outubro (vê-se vegetação seca e cogumelos) e na primavera.
A Ribeira de São Gregório nasce na Serra de Aire e Candeeiros e desagua no Rio Maior, o qual por sua vez vai desaguar no Rio Tejo. Podemos considerar que a rede hidrográfica é grande. 


Aluno do 5º ano empunhando instrumentos de recolha de material.

Para saber qual a margem direita e qual a margem esquerda da Ribeira viramo-nos de costas para nascente e temos do nosso lado esquerdo a margem esquerda e do nosso lado direito a margem direita.
A margem esquerda desta ribeira é artificial porque tem um muro feito de pedras construído pelo ser humano, pois estamos numa zona urbana, que é a cidade de Rio Maior.


As fichas de registo de observações.

Na margem direita podemos observar canas, vegetação infestante, que é uma praga. Devia ter choupos (folha com a forma de coração), freixos, salgueiros pois é o que é típico. Deviam estar espécies autóctones.
Existe um KIT de material (caixa com ferramentas) que auxilia o estudo do rio: estudo da fauna (animais),  da flora (vegetação), marcas que o rio nos dá, características físicas e químicas da água e os macroinvertebrados. Estas amostras permitem-nos saber se o rio está ou não poluído e dá-nos a qualidade da água, tal como a existência de líquenes nos dá informação sobre a qualidade do ar.


Medindo o caudal da ribeira e a sua velocidade de corrente.

Assim, durante esta saída foram feitas algumas observações, nomeadamente à cor da água, ao seu odor, se tinha indícios de impurezas, à biodiversidade da fauna, à existência de actividades humanas nas margens, à higiene e salubridade global, quais as dimensões do canal, como por exemplo a largura da superfície da água e a profundidade média desta. Observou-se também o perfil de ambas as margens: esquerda e direita, assim como parâmetros físico-químicos, tais como a temperatura da água, o pH, os nitratos (NO3), os nitritos (NO2), os carbonatos (CO3), a transparência e a sua dureza geral.


Parados, silenciosos e de olhos fechados pudemos aperceber-nos de vários sons da natureza: aves, vento, folhagem…      


Saída efectuada pelos alunos do 5ºA, 5ºC, e professora de Ciências Naturais, acompanhados  pela bióloga Sara Duarte de Águas do Oeste. 


Material do kit do Projeto Rios.


Determinando o grau de transparência da água como indicador de poluição.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Celebração o Dia da Floresta Autóctone e do Hastear da Bandeira Verde

Comemora-se a 23 de Novembro o Dia da Floresta Autóctone, que, por este ano ter coincidido com o sábado, foi na nossa escola assinalado no dia anterior, através da realização de várias iniciativas. No mesmo dia, comemorou-se ainda o dia da Bandeira Verde, galardão que, pelo segundo ano consecutivo, nos foi atribuído como reconhecimento do trabalho efectuado no âmbito do Programa Eco-Escolas no ano lectivo 2012/13.

Os alunos do 1º e 2º ciclos e do oitavo ano, foram convidados a participar numa sementeira de sobreiros, sendo que muitos responderam positivamente trazendo terra e garrafões nos quais puderam, cada um deles, semear uma árvore. As árvores assim obtidas deverão ser plantadas no próximo ano, à semelhança das semeadas no ano passado, agora nascidas, resultante duma sementeira realizada com alunos do 1º ciclo. O local para a plantação destas árvores será decidido em conjunto com as autoridades envolvidas, nomeadamente a Câmara Municipal de Rio Maior e o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros.

 Alunos do 1º ciclo.

Uma das árvores nascidas da plantação do ano anterior. 

 Coordenador do Programa Eco-Escolas distribui sementes entre os alunos.

A Margarida abraça a sua futura árvore.

Professora ajuda os alunos. 

Fazer bem à natureza causa boa disposição.

As árvores semeadas pelos nossos alunos do 1º ciclo. 


Em representação da Câmara Municipal de Rio Maior e da Junta de Freguesia de Rio Maior estiveram presentes o Presidente Luís Santana Dias e a Dr.ª Aldina Santos, respetivamente, tendo cada um semeado uma bolota de sobreiro, juntamente com  o director do nossa agrupamento, professor Alexandre Canadas.

Da esquerda para a direita: Alexandre Canadas, diretor do
agrupamento, Aldina Santos, representante da CMRM e
Luís Santana Dia, pela JFRM, enquanto lançam uma semente
de sobreiro na terra.

Os alunos das turmas A e C do quinto ano, juntamente com os respectivos docentes das disciplinas envolvidas – Helena Barrela e Ana Luís -, assistiram a uma palestra proferida pelo engenheiro Hugo Santos da Câmara Municipal de Rio Maior sobre a floresta portuguesa, incluindo as espécies que a constituem, a sua importância para a manutenção dos ecossistemas, bem como da sua relevância económica e dos problemas que a afetam, da qual fica a surpresa dos alunos perante o contraste da enorme riqueza que nela se encerra e do abandono e descuido a que é votada no nosso país.

Engenheiro Hugo Santos profere uma palestra sobre a floresta portuguesa
 para alunos das turmas A e  C do 5º ano.

Finalmente, procedeu-se à cerimónia do hastear da Bandeira Verde, que incluiu a interpretação  do nosso hino eco-escolas pelos alunos do Clube de Artes, devidamente orientados pelas docentes Helena Brites e Inês Lopes,  seguido do hino nacional e do hastear da bandeira nacional. A iniciativa contou com alunos do projeto Cadetes do Mar e dos respectivos docentes orientadores, Cecília Ramos e Susana Marques, que garantiram a correcção dos procedimentos e temporizações inerentes a este tipo de actos.



Resta agradecer ainda a todos os alunos e professores que assistiram e/ou participaram nestes atos, com especial relevo para as professoras Deonilde Ribeiro e Susana Nascimento ao nível da coordenação com os alunos do 1º ciclo e alunos do oitavo ano, respetivamente,  das docentes da equipa Eco-Escolas – Paula Garção, Ana Luís e Clara Rodrigo – ao nível das tarefas organizativas e dos diretores de turma dos 5ºs e 6ºs anos na sensibilização dos seus alunos para a angariação do material necessário.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Campanha de Limpeza - Escola Limpa

Um dos problemas que a nossa comunidade educativa identificou relativamente às práticas ambientais da nossa escola, foi a presença de muito lixo no recinto escolar, que se determinou ser consequência da falta de civismo de muitos dos nossos alunos que, mesmo com caixotes do lixo bem perto, preferem depositar os resíduos no preciso lugar em que mais lhe apetecer.

Para combater este fenómeno, a escola decidiu fazer uma campanha de recolha de lixo, que envolveu todas as turmas de todos os níveis de ensino, do 1º ao 9º ano, e que cobriu praticamente todo o terceiro período, conforme o documento que se apresenta a seguir.

Pode-se considerar que esta ação teve bastante sucesso, havendo até um número significativo de alunos com vontade de a repetir.


Fotos dos meninos em ação:



O nosso Eco-Código

No âmbito da disciplina de Educação Visual do 9º ano, sob a coordenação da professora Paula Garção, membro da equipa eco-escolas, os alunos deste nível de ensino elaboraram cartazes relativos ao Eco-Código, fase obrigatória do Programa Eco-Escolas.
Assim, com base no cartaz final e código produzidos no ano passado, os alunos produziram outros trabalhos, de que apresenta a seguir uma amostra, e a partir dos quais foi elaborada uma nova síntese que será afixada em local bem visível:





















DIA ECO-ESCOLAS / DIA MUNDIAL DO AMBIENTE - 5 DE JUNHO DE 2013

No dia 5 de Junho de 2013, nossa escola comemorou o dia Eco-Escolas/Dia Mundial do Ambiente, tendo contado com a presença de várias personalidades representativas  de entidades coletivas participantes no nosso projeto e também de outras, nomeadamente:
- Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Dr.ª Isaura Morais;
- 1º Secretário da Assembleia Municipal de Rio Maior, Carlos Neto;
- Vereadora com o pelouro da Educação, Dr.ª Sara Fragoso;
- Diretor da Escola Profissional de Rio Maior, Dr. Luciano Vitorino;
- Presidente  da Junta de Freguesia de Rio Maior, Dr. Luís Santana Dias;
- Presidente do Conselho Geral do nosso estabelecimento escolar.
 

Da esquerda para a direita: Drª Sara Fragoso, vereadora; Dr. Jorge Neto, 1º Secretário da Assembleia Municipal de Rio Maior ; Dr. Luís Santana Dias, presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior; Dr.ª Isaura Morais, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior.

  Estiveram ainda presentes membros do nosso Conselho Eco-Escolas, nomeadamente o Diretor do estabelecimento escolar, Prof. Alexandre Canadas, a Sr.ª Rita Castro, representante dos encarregados de educação; o Sr. Carlos Ferreira, representante dos assistentes operacionais; o Dr. Luís Carvalho, o Sr. António Costa e  a Sr.ª Nataliya Romanova em representação do Movimento Cívico Ar Puro.  
Assistiram à cerimónia alunos dos três ciclos de ensino, incluindo os alunos da Educação Especial das respetivas docentes, professoras Dina Brilha, Sandra Morgado e Fernanda Rocha. 
Estiveram ainda presentes as docentes da equipa eco-escolas, as professoras Ana Luís, Paula Garção e Clara Rodrigo, bem como outros docentes envovlidos na produção de materiais para o projeto, nomeadamente os docentes Fernando Paciência, Sónia Lopes e Ivone Grácio, entre outros. 
A nossa comemoração teve, por ordem, os seguintes momentos e intervenientes:

1- Apresentação do projeto pelo diretor do estabelecimento escolar;
2- Síntese de três anos de projeto pelo coordenador, Prof. João Correia;
3- Palestra pelo Prof.º Dr. Paulo Maranhão da Escola Superior de Turismo e Biotecnologia do Mar sobre o tema "A importância estratégica do mar para o futuro de Portugal";
4- Intervenção da Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior;
5- Hastear da Bandeira, pelos alunos do projeto Cadetes do Mar;
6- Apresentação do Hino Eco-Escolas pelos alunos da turma 6º D sob supervisão da professora Helena Brites, seguido do Hino Nacional;
7- Porto de Honra, servido e confecionado pelos alunos do curso CEF de Cozinha, orientados pelas docentes Sandra Serrão e Elsa Pouseiro.

Foi feita uma exposição relativa a três anos do projeto, com diferentes tipos de materiais, incluindo fotografias, filmes, maquetes, cartazes, textos, produzidos pelos docentes da equipa eco-escolas e os docentes Ivone Grácio, Fernando Paciência e Sónia Lopes.
Seguidamente apresentamos alguns documentos relativos a esta cerimónia e tudo o que a envolveu.

Artigo de jornal (Região de Rio Maior):



  Imagens da exposição:










 Selecção de fotografias de três anos de projeto:
  














sexta-feira, 17 de maio de 2013

Brigadas Positivas - Missão UP

Aqui fica o produto do trabalho do nossa escola sobre o tema energia, enquadrado no projeto Missão Up da Galp e coordenado pela professora Ivone Grácio.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dia Mundial da Água - 22 de Março


Apresentamos aqui algumas fotos dos trabalhos elaborados por várias turmas de ciclos diferentes, sob a orientações dos docentes Ivone Grácio, Fernando Paciência, Sónia Lopes, Clara Rodrigo, Paula Garção. Estiveram envolvidas as turmas 1º A, 2º A,  6ºB, 6ºD e o 3º e 4º anos da Escola de Asseiceira.

Os trabalhos realizados incorporaram materiais reutilizados, incluindo conchas, garrafas de iogurte e água, pacotes de leite, cartão e cd`s.