segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Celebração o Dia da Floresta Autóctone e do Hastear da Bandeira Verde

Comemora-se a 23 de Novembro o Dia da Floresta Autóctone, que, por este ano ter coincidido com o sábado, foi na nossa escola assinalado no dia anterior, através da realização de várias iniciativas. No mesmo dia, comemorou-se ainda o dia da Bandeira Verde, galardão que, pelo segundo ano consecutivo, nos foi atribuído como reconhecimento do trabalho efectuado no âmbito do Programa Eco-Escolas no ano lectivo 2012/13.

Os alunos do 1º e 2º ciclos e do oitavo ano, foram convidados a participar numa sementeira de sobreiros, sendo que muitos responderam positivamente trazendo terra e garrafões nos quais puderam, cada um deles, semear uma árvore. As árvores assim obtidas deverão ser plantadas no próximo ano, à semelhança das semeadas no ano passado, agora nascidas, resultante duma sementeira realizada com alunos do 1º ciclo. O local para a plantação destas árvores será decidido em conjunto com as autoridades envolvidas, nomeadamente a Câmara Municipal de Rio Maior e o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros.

 Alunos do 1º ciclo.

Uma das árvores nascidas da plantação do ano anterior. 

 Coordenador do Programa Eco-Escolas distribui sementes entre os alunos.

A Margarida abraça a sua futura árvore.

Professora ajuda os alunos. 

Fazer bem à natureza causa boa disposição.

As árvores semeadas pelos nossos alunos do 1º ciclo. 


Em representação da Câmara Municipal de Rio Maior e da Junta de Freguesia de Rio Maior estiveram presentes o Presidente Luís Santana Dias e a Dr.ª Aldina Santos, respetivamente, tendo cada um semeado uma bolota de sobreiro, juntamente com  o director do nossa agrupamento, professor Alexandre Canadas.

Da esquerda para a direita: Alexandre Canadas, diretor do
agrupamento, Aldina Santos, representante da CMRM e
Luís Santana Dia, pela JFRM, enquanto lançam uma semente
de sobreiro na terra.

Os alunos das turmas A e C do quinto ano, juntamente com os respectivos docentes das disciplinas envolvidas – Helena Barrela e Ana Luís -, assistiram a uma palestra proferida pelo engenheiro Hugo Santos da Câmara Municipal de Rio Maior sobre a floresta portuguesa, incluindo as espécies que a constituem, a sua importância para a manutenção dos ecossistemas, bem como da sua relevância económica e dos problemas que a afetam, da qual fica a surpresa dos alunos perante o contraste da enorme riqueza que nela se encerra e do abandono e descuido a que é votada no nosso país.

Engenheiro Hugo Santos profere uma palestra sobre a floresta portuguesa
 para alunos das turmas A e  C do 5º ano.

Finalmente, procedeu-se à cerimónia do hastear da Bandeira Verde, que incluiu a interpretação  do nosso hino eco-escolas pelos alunos do Clube de Artes, devidamente orientados pelas docentes Helena Brites e Inês Lopes,  seguido do hino nacional e do hastear da bandeira nacional. A iniciativa contou com alunos do projeto Cadetes do Mar e dos respectivos docentes orientadores, Cecília Ramos e Susana Marques, que garantiram a correcção dos procedimentos e temporizações inerentes a este tipo de actos.



Resta agradecer ainda a todos os alunos e professores que assistiram e/ou participaram nestes atos, com especial relevo para as professoras Deonilde Ribeiro e Susana Nascimento ao nível da coordenação com os alunos do 1º ciclo e alunos do oitavo ano, respetivamente,  das docentes da equipa Eco-Escolas – Paula Garção, Ana Luís e Clara Rodrigo – ao nível das tarefas organizativas e dos diretores de turma dos 5ºs e 6ºs anos na sensibilização dos seus alunos para a angariação do material necessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário