terça-feira, 7 de junho de 2011

Reciclagem




Importância da reciclagem em geral

O papel tem origem na celulose

dos vegetais, nomeadament

e o

eucalipto, o pinheiro e a acáci

a. Por cada tonelada de papel reciclada evita-se o abate de 20 árvores, economiza-se 71% d

e energia eléctrica, 90% de água e 74% de poluição do ar. O plástico apresenta um tempo médio de decomposição entre os 200 e os 500 anos (dependendo da sua constituição química). Acrescendo ainda o

facto da grande maioria dos plásticos serem fabricados a partir do petróleo, que é altamente tóxico e poluente, é imperativa a aposta na sua reciclagem. Os metais são obtidos a partir dos elementos presentes na terra que fazem parte dos recursos não

renováveis. O alumínio demora cerca de 500 anos para se decompor, sendo, por isso, necessária a sua reciclagem. O vidro é fabricado a partir de areia, calcário, soda cáustica e cacos de vidro. Por cada tonelada de vidro reciclado economiza-se cerca de1300 kg de areia, diminui-se a poluição atmosférica e hídrica. As pilhas e acumuladores contém inúmeros materiais tóxicos e perigosos que podem provocar poluição ao nível dos solos e das águas subterrâneas, podendo ainda provocar no homem doenças gravíssimas, como o cancro. Como tal, ao reciclar as pilhas estamos a recuperar compostos químicos que podem voltar a ser utilizados no fabrico de novos materiais.

Contributo da reciclagem para a resolução do problema das alterações climáticas

Para tornar este planeta menos poluído podemos fazer pequenas coisas, que multiplicadas por todos nós, vão ser bastante grandes.

Aqui vamos exemplificar algumas:

Utilizar sacos reutilizáveis, separar vidro, papel e plástico. Escolhe produtos com pouca embalagem e compra embalagens recarregáveis. Para distâncias curtas anda a pé. Se tiver de ir mais longe use transportes públicos. Consuma produtos locais, da época, pois não se polui a transportá-los. Se tiveres um jardim planta uma árvore pois ela recolhe CO2. Coma menos carne pois produz muito CH4.

Contributo da reciclagem para a preservação da biodiversidade

Reciclando uma coisa já estamos a fazer um grande feito, pois por exemplo: se reciclarmos papel evitamos o abatimento de árvores. Se reciclarmos plástico evitamos que ele por exemplo vá para o oceano e mate várias espécies, que após matar várias espécies, temos de recolher o plástico do oceano e gastamos petróleo. Além de vários materiais não se biodegradarem em pouco tempo, tal como o vidro que só se biodegrada em perto de 1 milhão de anos.

Importância da reciclagem do teu resíduo

Se reciclarmos rolhas, estamos a conservar a biodiversidade, pois o Continente recolhe, há uma empresa (Corticeira Amorim) que as compra, que a seguir vai dar o dinheiro á Quercus, que com esse dinheiro planta sobreiros e outros tipos de árvore. Vários animais vivem, e usam essa árvore, por exemplo o lince ibérico.

Ass:Fabiana Costa nº13
Diogo Silva nº11
Diana Ferreira nº9
Diogo Sequeira nº12
7ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário