Os alunos do 9º C trabalharam em diferentes projetos de Eco-Código no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual e Português.
Apresentamos o projeto selecionado para ser o Eco-Código da nossa escola no próximo ano letivo.
Os alunos do 9º C trabalharam em diferentes projetos de Eco-Código no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual e Português.
Apresentamos o projeto selecionado para ser o Eco-Código da nossa escola no próximo ano letivo.
No dia 15 de maio, a nossa escola contou com a presença do fotógrafo Paulo Rocha para a realização de uma pequena oficina de fotografia científica da natureza destinada aos alunos do 8ºA.
Para além de aprenderem e aplicarem técnicas de fotografia, puderam descobrir elementos da flora e fauna existente nos espaços exteriores da nossa escola e ainda utilizar a aplicação iNaturalist.
Através desta aplicação, os alunos puderam exercer a designada “ciência cidadã”, carregando as suas fotografias para uma plataforma nacional com a respetiva geolocalização, tornando acessíveis as suas descobertas a uma rede de utilizadores que inclui um grande número de cientistas.
No dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, os Bombeiros Voluntários de Rio Maior deslocaram-se à nossa escola para uma sessão sobre técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais para os alunos do 5ºC e 5ºD. Os alunos puderam contactar diretamente com os equipamentos utilizados na abordagem ao fogo e ouvir os ensinamentos de quem arrisca a própria vida para salvar outras vidas e bens patrimoniais, incluindo a floresta.
TV Marinhas - Reportagem Resíduos
No âmbito de Aprendizagem Ativa, alunos de diferentes turmas do 8º ano produziram uma adaptação do jogo "A Espiral das Alterações Climáticas" cedido a título de empréstimo pela ABAAE, a qual poderá ser utilizada em formato de jogo de tabuleiro.
Inclui uma versão mais simples para alunos mais novos e outra mais complexa para alunos mais velhos.
Em baixo, algumas fotos do processo de elaboração.
Este ano realizamos mais uma edição do concurso de fotografia.
Os alunos puderam aprender sobre alterações climáticas procurando informação nos códigos QR disponíveis e respondendo a um questionário. Participaram cerca de 60 alunos do 8º ano.
Assinalando o Dia Mundial da Floresta, 93 alunos da nossa escola puderam aprender sobre a a importância da árvore urbana, procurando informação nos códigos QR e resolvendo o questionário proposto.
Todas as turmas do 8º ano elaboraram trabalhos sobre espécies autóctones (plantas e animais), a partir dos quais se montou uma exposição na nossa escola.
No dia 26 de novembro, a turma 9ºD, alguns alunos de outras turmas e respetivos professores acompanhantes, deslocaram-se ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), na freguesia de Moleanos, para uma plantação de árvores autóctones.
Foram plantados cerca de 40 exemplares de Carvalho-cerquinho (Quercus faginea) germinados a partir de bolotas dos grandes carvalhos existentes na zona da Senhora da Luz, junto à EN 114.
Esta atividade, alusiva ao Dia da Floresta Autóctone e enquadrada no Programa Eco-Escolas, contou com o transporte gratuito da Câmara Municipal de Rio Maior, o apoio dos sapadores florestais e a orientação de técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).